Por conta do meu trabalho, costumo participar de diversas palestras que falam sobre tecnologia, revolução industrial 4.0, transformação digital e todos esses termos da moda. Geralmente todas estas palestras são meio iguais com um algum plus que as deixa interessante, mas o que tenho ouvido falar bastante é sobre o tal Pokémon Go.

Se você acabou de sair de um sono milenar em uma caverna sem wifi, basicamente Pokémon Go é um jogo que utiliza realidade aumentada para te fazer capturar monstrinhos famosos da série sem parar enquanto anda pela cidade. Ele foi lançado em 2016 pela Niantic em parceria com a Nintendo e fez um sucesso estrondoso, se tornando um dos apps de maior sucesso da história.

Na época eu estudava numa universidade no centro de São Paulo e me lembro de pelo menos duas vezes uma professora usar Pokémon em seus slides como uma brincadeira com os alunos para pararem de olhar para os celulares e prestarem atenção na aula (visto que todo mundo estava jogando). Depois de mais de dez anos do sucesso do desenho animado na Record, os monstrinhos de bolso voltavam para o mainstream, pelo menos por alguns meses.

É verdade que a poeira baixou e 95% das pessoas que fizeram o download do jogo e quase se acidentaram atravessando avenidas fora da faixa ou quase foram assaltados por entrar naquela rua sinistra para capturar um Pikachu já não jogam mais, mas o case de sucesso continua firme e forte!

Segundo um amigo, o melhor meme de Pokémon Go não é esse, mas sim o do "Bulbassalto"

Os palestrantes moderninhos tem usado muito o nome do jogo para falar na velocidade com que as coisas se espalham e como a tecnologia de ponta foi a principal responsável por trazer o jogo à vida. Já ouvi que foi o app mais rápido a alcançar 50 milhões de pessoas, já ouvi que o sucesso veio em razão de ser o primeiro aplicativo a integrar muito bem os sensores de geolicalização, câmera e giroscópio dos celulares. Também teve quem afirmou que o sucesso se deu apenas pelo fato de estar numa época em que o fator nostalgia estava em alta, visto que o jogo nem é tão bom assim.

Sinceramente, não sei se tudo isso é verdade, apesar de concordar com quase tudo. Mas sendo um fã antigo da série, acho engraçado como algo que venho acompanhando há vinte anos tenha virado exemplo para palestrante que quer falar de inovações tecnológicas e do futuro. Acredite, os Pokémon ainda estão na moda!

Temos que pegar!