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Super Smash Bros. e o marketing mais divertido do mundo dos videogames


 Já faz quase um ano que Super Smash Bros. Ultimate foi lançado para Nintendo Switch com a proposta de reunir o máximo de franquias possíveis dentro de um mesmo jogo de videogame. O que começou com apenas personagens da Nintendo lutando pelo simples objetivo de lutar agora ganhou o slogan "Everyone is here" e se tornou algo tão grandioso que fica até difícil explicar.

Mas não estou aqui para falar do jogo em si, mas do marketing por trás da franquia, que tem sido uma das coisas mais divertidas e refrescantes que eu já vi sobre videogames.

Desde Super Smash Bros. Brawl, para o Wii, a empresa tenta trazer personagens de third parties. Foi uma verdadeira revolução quando apareceram Sonic e Snake de Metal Gear. Com o tempo, a quantidade de franquias presentes cresceu tanto que hoje até conseguimos prever quais serão as próximas. As discussões em grupos sobre os futuros personagens são inevitáveis.

É aí que a equipe de marketing se aproveita e cria ótimas brincadeiras para divulgar quem será o novo lutador. Alguns chegam de surpresa, como Megaman, Pac-Man, Ryu e Simon Belmont, mas outros são aguardados e são anunciados para a alegria dos fãs, como os mais recentes Banjo-Kazooie e Terry Bogard, de Fatal Fury (anunciado ontem durante o último Nintendo Direct).

O primeiro foi anunciado como uma piadinha envolvendo o Duck Hunt na E3, já que todo mundo estava esperando e ambos são ligeiramente parecidos. O último, por sua vez, foi anunciado num vídeo incrível com uma carta-convite para o jogo passando por vários personagens famosos da SNK até chegar nele.

Já estavam rolando rumores de que alguém da SNK iria para Super Smash Bros. Ultimate, só não sabíamos exatamente quem seria. Brincar no vídeo com os outros personagens tentando pegar a carta que permitiria sua participação foi simplesmente genial. Quem é fã de jogos de luta foi a loucura.

Aliás, uma boa recomendação é assistir todos os vídeos de anúncio de personagem. São todos incríveis, divertidos e cheios de referências ao mundo dos videogames. O meu preferido, inclusive, é o do anúncio do Greninja, de Pokémon.

Isso aí é só a prova de que a Nintendo, apesar de muito conservadora, ainda sabe bem como confortar os corações dos jogadores, gerar buzz e chamar a atenção do mercado. E há quem diga que ela não é relevante!

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