Shonen de ação não costumam ser muito diferentes entre si. Personagens metidos a heróis, que lutam o tempo todo, falam alto mesmo com quem está perto, são apaixonados geralmente por uma garota bonita e que fala como criança e enfrentam vilões pelos motivos mais esdrúxulos possíveis.

Sim, eu sei que consegui dar características de pelo menos 80% do que você já assistiu. Por isso hoje eu recomendo Dr. Stone, um anime que, apesar de ter tudo isso que eu falei no primeiro parágrafo, consegue ser diferente!

Tudo começa quando, aparentemente do nada, toda a humanidade é petrificada e fica assim por cerca de 3.700 anos, até que uma pessoa volta ao normal. Trata-se de Senku, um estudante colegial japonês extremamente inteligente (cliché?) e que adora ciências. Ao perceber que o seu mundo já não existe mais e que todas as pessoas ainda estão petrificadas, decide refazer o mundo e reviver todas as pessoas.



Senku acredita que ele foi o primeiro por ter ficado consciente todo esse tempo, mas logo a própria série começa a dar sinais de que talvez não seja bem isso. Como ele é uma pessoa inteligente, logo decide que precisa de alguém forte para ajudar no trabalho braçal. Eis que decide reviver primeiro seu melhor amigo, Taiju, que mesmo sem ser muito inteligente, é fiel e dedicado.

A história começa a se desenrolar quando, para de livrarem de um perigo da floresta que agora existe no lugar de Tóquio, eles acabam revivendo um famoso lutador, Shishio, cujas intenções não são tão boas assim. É aí que entram as lutas e habilidades que todo Shonen tem que ter.



Até aí, parece empolgante, mas nada surreal, a não ser pelo fato de que Senku não vai usar algum poder físico para salvar o mundo, vai usar seu conhecimento, re-encontrando coisas poderosas como o fogo, a pólvora, o cobre e a eletricidade. Sim, nosso protagonista não é um pirralho burro e barulhento. Às vezes, os interesses do protagonista até parecem um pouco frios e calculistas, mas não passam de alívios cômicos, visto que alguém que usa só a lógica seria sério demais para protagonizar uma história desse gênero.

No caminho, diversos personagens aparecerão, mistérios sobre o que aconteceu com a humanidade serão resolvidos e Senku até descobrirá que ele não estava realmente sozinho no mundo ao ser ‘despetrificado’.

Enfim, mais do que isso é spoiler e eu prefiro que você assista e tire suas próprias conclusões.

E aí, interessou?